Excursão na Praia Ponta do Cururu

 

A praia denominada Ponta do Cururu, nome esse derivado por causa de uma enorme formação rochosa esculpida naturalmente em forma de um grande sapo. A Ponta do Cururu localiza-se próximo à Vila de Alter do Chão, na cidade de Santarém. 
Surge em um curto período de no máximo 3 meses, tempo suficiente para apreciar  toda sua beleza e esplendor  fazendo um grande encantamento em seus visitantes. 
O meio de transpote utilizado é o fluvial. Essa praia com areias branquíssimas e finas que mais parecem talco, é exibida pelo Rio Tapajós na época em que suas águas baixam. Com um silêncio absolutamente característico, interrompido somente pelo rumor das águas, de pássaros e assovios dos botos que fazem um espetáculo inesquecível e para finalizar, se tem o privilégio de contemplar no final da tarde o mais belo pôr do sol amazônico.
 
Pôr do Sol na Ponta do Cururu Santarem
 
Ponta do Cururu, uma das mais belas praias de Santarém, exibida pelo rio Tapajós, surge em um curto período de no máximo 3 meses, tempo suficiente para se deslumbrar com seu fascínio, onde mostra toda sua beleza e esplendor, fazendo um grande encantamento em seus visitantes.
Com suas areias brancas e finas e uma vasta e esplendorosa vegetação em contorno, suas águas transparentes, quentes e receptivas, faz simplesmente quem a conhece, jamais esquecê-la.
 
Praia Ponta do Cururu em Santarém
 
A Praia Ponta do Cururu, é uma praia fluvial no curso do rio Tapajós, que sofre a influência das cheias desse rio e dos sedimentos trazidos por ele.
Esta praia desaparece durante as cheias e na época da estiagem surge por pouco tempo com uma ponta bem extensa entre as águas cristalinas do rio Tapajós, rodeada pela vegetação típicamente da Amazônia, mostrando toda a beleza e encanto com suas areias finas e brancas.
 
Praia Ponta do Cururu
 
Na Praia Ponta do Cururu é comum ver a presença do boto (espécie de golfinho da Amazonia) que é, sem dúvida, o mamífero aquático mais conhecido e amado, aparece sempre em grande grupo a exibirem um fantástico espetáculo.
 
Botos na Praia Ponta do Cururu

Comments are closed.