Excursão à Ilha do Amor na Floresta Amazônica

A Ilha do Amor é um local de sucesso inclusive em publicações internacionais. Citada pelo jornal inglês “The Guardian”, como a melhor praia de água doce do Brasil. Localizada na Vila de Alter do Chão, em Santarém, Brasil.

 

Ilha do Amor em Alter do Chão

Ilha do Amor em Alter do Chão, a praia n° 1 do Brasil.

 

O Rio Tapajós com suas águas mornas azuis-cristalinas e areias brancas, oferece aos visitantes um relax em suas maravilhosas praias e passeios de barco e, para quem quiser se aventurar na mata pode fazer trilha para explorar a Floresta Nacional do Tapajós, banhando-se em igarapés e conhecendo a realidade das comunidades à beira do rio.
 

A encantadora Ilha do Amor em Alter-do-Chão em Santarém, Brasil. Um lugar de magia.

 
 
O verão na Amazônia começa em agosto e vai até dezembro. A partir de novembro, o calor é intenso. 
O melhor período para visitar Alter do Chão é durante o mês de setembro, quando as águas do rio Tapajós baixam, formando bancos de areia e mostrando todo encanto de suas alvíssimas praias.
 
Ilha do Amor em Alter do Chão

Ilha do Amor em Alter do Chão um cenário de encanto e magia.

 
Mas é justamente nessa época que Alter do Chão vive sua alta temporada, com a realização das festividades do Sairé, uma festa religiosa de bastante importância para as comunidades da região. Inicia com uma procissão fluvial, e na programação inclui danças típicas da Amazônia e as disputas dos botos cor de rosa e tucuxi.
 

Festival do Sairé - O Sairé tem como símbolo um semicírculo, confeccionado com cipó, envolvido por algodão, flores e fitas coloridas. No centro do semicírculo estão três cruzes e no topo dele uma outra, que juntas representam o mistério da Santíssima Trindade e a do topo representa um um só Deus. A imagem da pomba, que representa o Espírito Santo, também faz parte do adorno.

 
Nesse período a Vila de Alter do Chão, recebe muitos visitantes tornando-se superlotada para sua estrutura.
Devido a essa superlotação, quem quiser programar sua visita deve fazer com grande antecedência, já que as reservas de hotéis e pousadas são limitadas para a grande quantidade de visitantes.
 

Festa na Floresta. Alegoria do Boto-cor-de-rosa

 

Alegoria do Boto Tucuxi, apresentação no Festival do Sairé

 
Alter do Chão,  com todo seu fascínio, encanta a todos que a visitam e está sempre na mídia nacional e extrangeira, como você pode conferir no portal nacional globo.com

Comments are closed.