Muiraquitã: uma lenda dos povos da Amazônia

No folclore amazônico, há um grande número de lendas associados ao muiraquitã, ao qual qualidades sobrenaturais são frequentemente atribuída.O Muiraquitã, uma pedra entalhada  em forma de uma rã,  de cor verde, era utilizado como um amuleto pelas mulheres Tapajoaras para prevenir a doença e evitar a infertilidade. Sua popularidade se espalhou desde a Bacia do Baixo Amazonas  até o Caribe, onde Muiraquitãs do estado do Amazonas no Brasil foram encontrados. 

A lenda diz que o amuleto era oferecido como presente pelas índias guerreiras icamicabas a todos aqueles índios que anualmente visitavam sua tribo as margens do rio Nhamundá. Uma vez por ano, durante uma cerimônia dedicada à lua, os guerreiros  Guacaris recebiam das índias com quem se acasalavam. À meia-noite, elas mergulhavam no rio e traziam às mãos um barro verde, ao qual davam formas variadas: de sapo, tartaruga e outros animais, e presenteavam seus amados visando encorajar a fidelidade a elas e quando fosse exibido os guerreiros fossem respeitados.

Algumas versões dizem que este ritual teria lugar em um lago encantado chamado Jaci uaruá ("espelho da lua" em tupi antigo: îasy arugûá).

Os Guacaris  são uma tribo lendária da região amazônica relacionada à também lendária tribo das Icamiabas (ou Amazonas).

Acuña escreve que os Guacaris eram uma tribo que vivia em terras altas, e que eram os mais próximos à tribo das amazonas, composto somente por mulheres guerreiras.

Uma vez por ano, os Guacaris visitavam as Amazonas, com quem se uniam.

As meninas nascidas destas uniões permaneciam na tribo junto às Amazonas, enquanto que os meninos eram eram entregues aos guerreiros ou sacrificados.

Segundo outras lendas as Amazonas faziam uma festa na época do casamento com os Guacaris em que fabricavam amuletos de pedra verde – os muiraquitãs – a partir de um barro verde que coletavam de um lago encantado.

Estes Muiraquitãs eram então presenteados aos homens Guacaris. Até os dias de hoje se acredita que o Muiraquitã traz felicidades a quem o possui, sendo, portanto, considerado como um amuleto de sorte.

O Hotel Encantos da Amazônia deseja aos hóspedes, homens, mulheres ou famílias, uma ótima estadia em nome dessas histórias de amor dos povos originários da Amazônia.

This entry was posted in Turismo and tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.